20 de Agosto de 2021 | Postagem realizada por : Site Oficial da Rede Sertanejo

Carros a diesel e postos sem frentista

Carros a diesel e postos sem frentista podem ser liberados ainda em 2021

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) anunciou a inclusão de duas emendas à MP 1.063, uma para conter a disparada interminável nos preços dos combustíveis e uma Medida Provisória flexibilizando a comercialização de álcool e gasolina.

 



Frentistas nos postos:

Como o uso de frentistas é um dos fatores que contribuem para a formação do preço final do combustível, a emenda de Kataguiri busca revogar a Lei 9.956 de 2000, permitindo daqui em diante que os posto de combustível possam operar de forma automatizada, sem frentistas.

Obviamente há críticos à proposta, como o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, que já havia publicado um manifesto expressando preocupações com o fim da profissão.

Kim faz questão de ressaltar o poder de escolha dos donos de postos, que seguirão tendo frentistas caso julguem necessário. Questionado se um processo de adaptação ao sistema self-service e eventuais custos com demissão poderiam, em efeito inverso, encarecer o produto, ele negou a possibilidade.

 

Regras sobre veículos a diesel

A  segunda emenda do político é a liberar a comercialização irrestrita de veículos a diesel no Brasil. Dessa forma o Código de Trânsito Brasileiro traria o Artigo 96-A alterado, declarando que “os veículos de tração automotora poderão ter como combustível a gasolina, o etanol ou o óleo diesel, independentemente da sua espécie ou categoria”.

Atualmente, só caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (ou primeira marcha mais curta, como nos Jeep Renegade e Compass) podem queimar o óleo diesel no país.

O impedimento vigora desde 1976 e tem a ver com as crises petrolíferas da década em questão. A poluição também é argumento, dado que o diesel brasileiro continha alta carga de enxofre.

 

Quais os próximos passos?

Após a publicação da Medida Provisória, 31 deputados (incluindo Kim) apresentaram um total de 73 emendas, que vão de alterações tributárias à liberação de entrega de combustível por delivery, proposta por Felipe Rigoni (PSB/ES).

Em seguida, a Câmara dos Deputados deve votar o texto editado antes que esse vá ao Senado Federal.

A matéria entra em regime de urgência no Congresso a partir de 26/9, com limite para sua definição até 10/10. Uma vez “passada a régua” no Congresso, a MP retorna a Jair Bolsonaro, que tende a favorecer mecanismos que reduzam o preço dos combustíveis para não encolher ainda mais sua popularidade.

A Medida Provisória está prevista para vigorar a partir de 12/12, quatro meses após sua publicação no Diário Oficial da União.

 

 

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/carros-a-diesel-e-postos-sem-frentista-podem-ser-liberados-ainda-em-2021/

Deixe o seu comentário

Carros a diesel e postos sem frentista podem ser liberados ainda em 2021

Notícias sobre Covid, Vacinação, CPI da Covid, WhatsApp, Índices de Bolsa e muito mais.

Notícias sobre Covid, Vacinação, CPI da Covid, Venda de Veículos, Índices de Bolsa e muito mais.

Notícias sobre Covid, Vacinação, CPI da Covid, Diesel, Índices de Bolsa e muito mais.

Notícias sobre Covid, Vacinação, CPI da Covid, Censo, IGP-M, Índices de Bolsa e muito mais.